Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

pequena história sobre o Renascimento

Acontecimentos do Renascentismo

  O Renascimento, momento histórico pós a Idade Média, foi a demonstração cultural, filosófica e antropocentrista do homem no momento contemporâneo.

    O termo usado por Renascentismo foi a referença que as pessoas da época quiseram fazer ao período grego antigo, retomar as idéias da Idade Antiga, a idéia de livre expressão e do pensamento livre.

  O início desse momento histórico surgiu pelo descobrimento da América, pelo contato com novas culturas, a queda do pólo comercial que era a cidade de Constantinopla, onde muitos filósofos e artistas se dirigiram a Itália, que foi onde o renascentismo começou a surgir; e na Itália, houve o apoio dos mecenas, ricos que investiam nos artistas, e com a criação da imprensa, a arte começa a ser melhor divulgada, o que ajuda na abertura dos pensamentos das pessoas, e também a abertura das universidades, que contribuiu para o estudo das pessoas e com isso, seu pensamento mais universal.

  As expressões artísticas em que mudanças se destacaram nesse período histórico foram as pinturas, esculturas, literatura e na música. Nas pinturas a forma de tinta, á óleo, renovou a percepção dos admiradores, pois foram criados percepções em terceira dimensão e de sombras e reflexos; nas esculturas começou a se mostrar todo o corpo humano, como as partes sexuais, que eram proibidas na Idade Média por causa da influência da igreja; na literatura a mudança da escrita e da percepção contemporânea mudou o pensamento dos leitores, e com a invenção da imprensa, a literatura foi melhor divulgada. Na música, o destaque foi a música clássica.

  Porém, se destacou também, as invenções tecnológicas, que foram de grande importância para o desenvolvimento da sociedade e para, posteriormente, o desenvolvimento dessas invenções.

  Essas inovações tecnológicas surgiram provavelmente na Itália, pela presença de filósofos, matemáticos, engenheiros, pintores, e outros tantos especialistas que residiam naquele país.

  Na Europa, houve obras hidráulicas, os canais produzidos por Bertola de Novate, eclusas, provavelmente criadas por Leonardo da Vinci, que também foi de grande contribuição na aviação, na área naval, na construção de máquinas, na medicina, na pintura, como por exemplo, moinhos, bombas, máquina têxtil, peças de artilharia e máquinas de polir, entre algumas outras invenções. A imprensa criada por Johannes Gutenberg e Procopius Waldvoghel. Esse acontecimentos foram as principais marcas do renascentismo, as mudanças do pensamento da humanidade.